top of page
Buscar

Terapia para brasileiros no exterior

  • Foto do escritor: Doing 4 You
    Doing 4 You
  • 28 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de fev.





Expatriado ou imigrante, talvez você seja um recém-chegado ao novo país, talvez você esteja nessa nova morada há muito tempo. As pessoas migram buscando um recomeço, uma oportunidade, experiências diferentes e inovadores, no entanto, toda mudança vem acompanhada de desafios e estes desafios muitas vezes nos desestabilizam. Nessas horas, o acompanhamento psicoterapêutico torna-se um espaço de escuta empática, acolhimento e elaboração das angústias muito importante para ajudar a atravessar esse processo.


Nesse sentido, a terapia é indicada para pessoas que estão passando por dificuldades de adaptação, seja cultural, linguística, climática. Pessoas que estejam se sentindo ansiosas ou deprimidas, solitárias, com dificuldade de construir amizades ou laços de confiança. Talvez também estejam cansadas, confusas, com dúvidas se fizeram uma boa escolha em mudar de país, saudosas do Brasil, nostálgicas. Talvez estejam inseguras porque os amigos e familiares estão longe, sem rede de apoio, ou até mesmo com receio de desabafar com eles para não os preocupar.


Muitas vezes as mudanças de país nos levam para lugares de dor que nem imaginávamos e a adaptação pode ser lenta, principalmente quando o choque cultural for muito grande. Apesar das alegrias, podem vir à tona sentimentos parecidos com o luto, ou então se sentir como um peixe fora d’água, como se não pertencesse àquele lugar, meio sem chão, ou não se sentir bem-vindo, sofrer preconceitos, entre outros.


Você vai para um novo país cheio de esperanças e expectativas e muitas delas com certeza se realizam, mas por outro lado, existem adversidades que podem sugar as forças, desanimar e minar os planos de seguir adiante. Essas dificuldades e conflitos podem ser tanto gerados por fatores externos quanto por questões internas de cada um. Na mala da viagem, escolhemos coisas que queremos levar para o outro país e outras que queremos deixar no país de origem, às vezes até conseguimos nos livrar de alguns problemas, mas inevitavelmente nos levamos junto: aonde quer que vá, você está lá. Isso significa que para além das questões circunstanciais advindas da adaptação, algumas dificuldades que você está vivenciando podem ter a ver não só com o fato de estar morando em outro país, mas com questões relativas à sua subjetividade, aspectos de si mesmo que você trouxe na mala querendo ou não. É provável que alguns desses aspectos você já conhecesse, mas outros podem ter aflorado agora em função dos novos desafios que se apresentaram.


Seja de uma forma ou outra (ou ambas), você chegou até aqui e isso é muito positivo, pois a terapia pode te ajudar a analisar o cenário completo, os fatos e as emoções envolvidas e trazer o amparo necessário para que os movimentos sejam mais tranquilos, diminuindo a chance de tomadas de decisão precipitada e auxiliando na superação dos desafios.


Por outro lado, talvez você já esteja bem adaptado, talvez tenha cidadania, talvez tenha formado uma família, sua vida está estabelecida nesse país e isso não é mais uma questão, sua busca por terapia é motivada por outros assuntos, provavelmente busca enfrentar questões emocionais difíceis de lidar por conta própria ou está em busca de se conhecer mais profundamente. Seja qual for sua busca, esteja você se adaptando ou já se sentindo em casa, a terapia o levará ao ganho do autoconhecimento, da autorregulação emocional, do amparo e autocompaixão, da paz interna, do amor-próprio, além dos inúmeros benefícios específicos de acordo com as intenções de cada pessoa.

Estudos têm mostrado que realizar a terapia na língua materna pode ser duas vezes mais eficaz do que a feita em língua estrangeira, pois na língua nativa os pacientes conseguem ter uma maior fluidez na expressão dos sentimentos, sem perdas de tradução ou estresse por não estar seguro com o uso dela. Além disso, o terapeuta compreende melhor as expressões faciais e gestuais, as nuances culturais regionais, os valores culturais são reconhecidos, criando mais facilmente um vínculo seguro com maior sensação de conexão, acolhimento e pertencimento. Nesse sentido, a possibilidade atual e amplamente validada dos atendimentos online é um verdadeiro presente para todos nós. Independentemente de onde você mora, você pode acessar um psicólogo do seu país de origem.


Entre em contato comigo aqui.

PSICÓLOGA
Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.

Presencial em Curitiba - Paraná
Rua Buenos Aires, 457  Batel

+55 (41) 98822.6773
bottom of page